segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dicas de Alimentação - do recém-nascido ao pré-escolar


De 0 à 6 meses:
- Alimentar a criança somente com o leite materno, evitando oferecer chás, água e sucos. O leite materno é um alimento completo, com todos os nutrientes que o bebê precisa para crescer forte e saudável, além de promover o vínculo mãe-filho. E nada de pensar que só o leite materno é muito pouco, ele é suficiente, mas cuidado, alguns bebês quando não estão ganhando peso, necessitam de um reforço. A suplementação deve ser feita com a orientação do pediatra ou nutricionista. Hoje em dia, até a partir dos 4 meses, já são liberadas frutas e papinhas salgadas.

De 6 à 10 meses:
- A introdução de outros alimentos deve ser feita de forma gradual. Iniciar com oferta de frutas, sucos e papas salgadas. Manter o leite materno no intervalo das refeições.
- Incentivar o consumo de frutas e legumes.

- A introdução de alimentos potencialmente alergênicos como ovo e peixe, só poderá ser realizada a partir da orientação do pediatra.
- Evitar açúcar, café, enlatados, guloseimas, frituras, refrigerantes nos primeiros anos de vida, ajuda na formação de bons hábitos alimentares.
- Aí vão algumas receitas de papinhas gostosas para seu bebê:

Purê de frutas e aveia
Ingredientes: Abacate (1/2 unidade), Aveia integral (4 col. sopa), Banana (1 unidade), Semente de sésamo (1 col. sobremesa)
Modo de preparo: Descasque, descaroce e corte as frutas em pedaços. Adicione as sementes e os flocos de aveia. Amasse tudo com um garfo e sirva.

Creme de legumes
Ingredientes: Alho (1 dente), Abóbora (1 fatia pequena), Batata (2 unidades), cenoura (3 unidades), Sal (1 pitada), Água.
Modo de preparo: Descasque as cenouras. Corte, cozinhe e reserve. Descasque e corte em pedaços as batatas, a cebola, o alho e a abóbora. Cozinhe tudo, em fogo brando por 10 minutos. Quando estiverem cozidos, ajuste os temperos e amasse com o garfo.

1° e 2° ano de vida:
- Nesta fase, deve-se procurar oferecer uma alimentação similar a alimentação da família, procurando variar cores, texturas e sabores.

Pré-escolar:- Momento importante para incentivar o consumo de alimentos saudáveis, porém, sem pressão. Os pais devem orientar a criança a comer porções razoáveis e parar quando se sentir saciada.

A escola é uma importante aliada da família no desenvolvimento de bons hábitos alimentares. Porém, cabe à família a introdução destes hábitos. De nada adianta a escola oferecer sistematicamente um cardápio balanceado se a família incentiva os lanches, petiscos e guloseimas em geral.


 
Solange Rude – Diretora
Ana Cláudia Gonçalves – Nutricionista – CRN 28961

0 comentários:

Postar um comentário