terça-feira, 31 de maio de 2011

Segundo encontro com a psicóloga

Os pais da Escola Infantil Top 10 tiveram, no dia 25 de maio, o segundo encontro com a psicóloga Débora Fava. Também estiveram presentes, alguns avós, que receberam orientações específicas em relação à educação dos netos.

Confira as fotos.



sexta-feira, 27 de maio de 2011

Top 10 repassa doações da Campanha do Leite

Na tarde do dia 25 de maio, a diretora da Escola Infantil Top 10, Solange Rude, e a psicóloga Débora Fava estiveram na Creche Comunitária Mato Grosso, localizada no Bairro Cruzeiro, na Zona Sul de Porto Alegre. A visita foi realizada com o intuito de repassar os litros de leite e saquinhos de leite em pó arrecadados na Campanha “Alimente mais crianças”, encerrada no dia 9 de maio.

Elas foram recebidas pela diretora Iara da Silva Vianna e pela psicóloga Daniele Martin Branco, que apresentaram as dependências do estabelecimento de ensino, que, hoje, conta com 82 alunos na faixa etária de zero a seis anos. Depois, as representantes da Top 10 ainda conheceram o Sase (Serviço de Assistência Social e Educacional), instalado em um prédio nos fundos da creche, que atende 75 crianças, entre 6 e 15 anos.

Em forma de agradecimento, a Top 10 foi presenteada com cartazes e trabalhinhos produzidos pelos alunos da Creche Mato Grosso. A diretora Iara definiu a iniciativa como imprescindível. “Para mantermos a creche estamos sempre em busca de doações, então, esse repasse é muito bem vindo, pois nos ajudará por um tempo”, garantiu a dirigente.

Ao todo, foram entregues 206 litros de leite e 24 saquinhos de leite em pó. Conforme Daniele, por dia, são consumidos 19 litros na creche e 15, no Sase, totalizando 170 litros por semana. A campanha teve início no mês de março e mobilizou os pais e alunos da Top 10, que demonstraram comprometimento e solidariedade com o próximo.








sexta-feira, 13 de maio de 2011

O papel de pais e professores na educação infantil


À medida que as crianças crescem vão se tornando independentes e o ato de educar fica mais desafiante. Elas desenvolvem estratégias diferentes de lidar com o meio. de acordo com o que aprendem. Dos 0 aos 6 anos há uma enorme gama de aprendizagens a serem consolidadas e as duas principais fontes são a família e a escola infantil.

Nessa fase, os pequenos podem testar limites, tanto de objetos e do próprio corpo quanto de pessoas. Em alguns casos, aparecem as recusas em se alimentar, obedecer e tomar banho. Surgem as birras, brabezas, condutas agressivas, dentre outras. Cada adulto tem um jeito de lidar com os maus e bons comportamentos.

Dentro da dimensão de prestação de cuidados para com as crianças, podemos destacar três tipos mais freqüentes de estilos de educar:
O estilo autoritário, no qual os pais ou educadores se utilizam de alta exigência e baixa responsividade (atitudes compreensivas e apoio emocional). Ao contrário do que muitos pensam, essas práticas, por vezes punitivas, não ajudam a desenvolver disciplina em longo prazo e acabam por manifestar baixa auto-estima e auto-controle, além de agressividade e impulsividade.

Nas escolas, podemos observar crianças com dificuldade de conter a raiva, crianças que batem nos colegas e jogam os brinquedos. Ainda, nesse grupo, alunos que agridem professores e recusam atender as tarefas solicitadas, são fáceis de encontrar.

Outro estilo é o indulgente, em que podemos ver cuidadores permissivos com mais capacidade de responsividade, porém, baixa exigência. Nas crianças, as consequências aparecem, principalmente, no baixo controle de impulsos e pouco senso de responsabilidade. Aqui podemos ver crianças que não conseguem desenvolver um bom entendimento do que é ou não certo. Nas pré escolas, vemos as crianças com mais dificuldade de adaptação e aquelas que popularmente chamamos de “mimadas”.

Já se quisermos que as crianças desenvolvam mais facilmente resultados de assertividade, maturidade, alta capacidade de resolução de problemas, conduta independente e empreendedora e responsabilidade social, o estilo parental e dos educadores associado deve ser o autoritativo ou competente, no qual os cuidadores lançam mão de estratégias que envolvam altas exigência e responsividade, além de muito amor e carinho.

Destacam-se aqui as alunos com facilidade de adaptar-se a novas situações e tarefas. Crianças com mais flexibilidade, que conseguem se dar conta do que estão sentindo e podem escolher maneiras mais adequadas de resolver uma situação, como por exemplo, ter um brinquedo roubado e saber que bater no amigo não vai adiantar e solicitar auxilio da professora.

A tarefa não é fácil e envolve muito tempo e dedicação dos pais. Hoje em dia, as exigências profissionais acabam dificultando esse processo na educação. A psicologia nas escolas infantis tem se tornado uma boa aliada auxiliando pais e treinando professores a dedicarem o seu tempo às crianças de forma mais eficiente.

Débora Fava
Psicóloga da Escola Infantil TOP 10
Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (WP/Brasil) 
e em Manejo do Comportamento Infantil (PVCC/USA)
 

Encerrada a campanha de arrecadação de leite

Com um excelente resultado, a Escola Infantil Top 10 encerrou, no dia 9 de maio,  a campanha “Alimente mais crianças”. Ao todo, foram doados 206 litros de leite e 24 saquinhos de leite em pó. Nos próximos dias, o repasse será feito à Creche Mato Grosso, localizada no Bairro Cruzeiro.

Dia das Mães é comemorado com oficinas artesanais na Top 10

A Escola Infantil Top 10 preparou uma noite especial para comemorar a passagem do Dia das Mães. Na última quarta-feira, 11 de maio, as mamães participaram de oficinas organizadas pelas professoras. Segundo a diretora Solange Rude, a proposta da atividade era oportunizar o convívio entre as mães e os filhos no espaço de domínio absoluto das crianças e promover uma maior aproximação com o ambiente da escola.

Junto com os filhos, alunos das turmas do Berçário ao Jardim, elas foram divididas em três grupos para desenvolver as atividades artesanais. No Espaço Criativo foram confeccionadas flores de fuxico, com tecidos, palitos e muito brilho. Já no Espaço Lúdico, as homenageadas soltaram a imaginação na elaboração de pesos para portas, e no Espaço Recreativo, na montagem de porta retratos super coloridos.

Ao término das oficinas, as participantes foram presenteadas com as peças produzidas e com uma caneca personalizada. Para registrar o momento de carinho e ternura foram tiradas muitas fotografias. 









sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mensagem de Dia das Mães


Coisas de mãe
(Autor desconhecido)

Se os filhos estão bem alimentados,
É ela que se sente satisfeita.

Se estão risonhos e felizes,
É ela que se pega sorrindo também.

Se estão de roupinha nova,
É ela que se sente bonita.

Se eles vão bem na escola,
Parece que o aproveitamento escolar é dela.

Arranjam-se novos amigos,
É ela que se sente popular e querida.

Se viajam para novos lugares,
É ela que curte o passeio, mesmo ficando em casa.

A cada meta que atingem ou troféu que ganham,
É ela que curte a sensação de vitória.
Passa a gostar de rock,
Mesmo que antes não pudesse nem ouvir.

Passa a olhar com simpatia,
Os ídolos e os amores de seus filhos.

Passa a adorar cachorros,
Mesmo que antes só gostasse de gatos.

Desnecessário dizer o que ela sente,
Quando alguma coisa dá errado, porque, por tabela,
Ela sentirá em dose tripla,
Cada tombo,
Cada perda,
Cada rejeição,
Cada fracasso,
Cada desapontamento.
Tudo isto são...coisas de mãe !

A Escola deseja um excelente Dia das Mães para todas as mamães Top 10! Parabéns!